. Ovadia Saadia . Flash-Back
Página inicial | Fale conosco | Assine a newsletter | Twitter
Busca na seção:  

Dias Fantásticos nos carnavais cariocas
16/08/2005 - 23:22

twitter Facebook My Space Google Technorati Yahoo My Web

Com as grandes festas O circo fantástico, O circo mágico e O circo louco, a francesa Régine revolucionou os carnavais cariocas de 1978 a 1983. E a noite mundial também.

Em dezembro de1975 a francesa Régine Zylberberg (então Chouckron, porque era casada com um certo Roger, de quem só se divorciou em 2002), aportou no Hotel Méridien do Rio de Janeiro com 200 VIPS franceses que deviam apenas trazer consigo uma garrafa magnum de Dom Pérignon permitida pelas leis alfandegárias. Um Kow -how digno da rainha da noite parisiense para inaugurar sua primeira boate Régine's fora da França. O herdeiro Fred Chandon resolveu custear todas as garrafas. O imediato sucesso da boate foi tão grande, e o produto tão bem aceito, que ela própria abriu outros 17 luxuosos clubes privés espalhados em vários países, incluindo os históricos clubes de São Paulo (em parceria com Naji Nahas) e Salvador, também no Méridien.

Fascinada particularmente pelo carnaval, Régine não tinha como organizar uma festa onde coubessem todos os foliões que ficaram do lado de fora do clube da Avenida Atlântica em 1977. Foi quando uma idéia brilhante lhe veio à cabeça: alugar o Canecão, logo ao lado, onde caberiam mais de 2 mil convidados. Os VIPS ganhavam os convites, e os mortais compravam ingresso a preços altos, característica, aliás, de todo império Régine's, que também tem o trunfo de ter cobrado a coca-cola mais cara do Brasil em todos os tempos, noblesse oblige!

Estava assim inaugurada uma nova era do carnaval VIP carioca, com ainda mais glamour do que os bailes dos hotéis Sheraton, Intercontinental ou até mesmo Copacabana Palace, que já eram ótimos. Em 1975, como o melhor exemplo, vieram Raquel Welch, Jacqueline Bisset, Marisa Berenson , numa só revoada. Em 1974, a ex-princesa Soraya, Eddie Barclay. Mas as festas de Régine tinham um tempero a mais: a presença do lê tout São Paulo e os miliadários da rota do jet-set europeu que seguiam Régine por onde ela andasse. A onipresente revista Manchete de Adolfo Bloch, seu grande e íntimo amigo, lhe garantia uma mídia maior do que qualquer outra festa. O Brasil era então uma Meca para o Business da noite!

"O carnaval é para mim até hoje a coisa mais mágica, a mais fabulosa que vi em toda minha vida", recorda hoje Régine aos muito bem conservados 75 anos. "Eu chegava carregada num trono por anõezinhos vestidos com boás e sainhas de balé precedidos por mulatas nuas com o corpo pintado com mil cores. O transe dos anões e das mulatas me enebriava. Elas eram levadas pelo som da batucada e dos tamborins e seus corpos ondulavam como os de animais da selva amazônica", emociona-se hoje Régine, que enumera as celebridades que recebeu pessoalmente me suas edições do circo: "Tom Jones, Al Pacino, Robert de Niro, Elton John, Dionne Warwick e até o Príncipe Charles. Mas eu queria sempre fugir para o Gala Gay, onde as únicas mulheres aceitas eram eu e Liza Minelli, que usávamos o banheiro masculino para retocar a maquiagem. Estava sempre vazio. Depois trouxe Alain Delon e sua Mireille Darc, Ursula Andress, lorinda Bolkan, que não conhecia com toda a malícia e até Jane Birkin para o meu Circo...", pondera hoje Régine.

Os personagens brasileiros eram os "grupos de base", como eram catalogados por Régine. "As festas de Régine, foram os grandes momentos de glória do carnaval carioca chique, de elite" , recorda-se a cantora Eliana Pittman, que foi a todos. "depois da folia, alguns happy few iam amanhecer na boate. Aconteciam paqueras incríveis, homens maravihosos, armadores gregos poderosíssimos, um escândalo na society" , romanceia La Pittman, que aliás é a atração do baile Gala do Copa em 2005. E lembra de uma de suas melhores histórias: "minha mãe Ofélia e eu fomos ao Circo fantástico e ela foi ao Régine's sozinha as cinco da manhã; eu fugi com um namorado. Quando chego em casa encontro a Dona Ofélia, dormindo na sala, vestida, maquiada e ainda cheia de jóias. O Helinho, door- man do Régine's, chiquérrimo, galanteador, que conhecia toda a alta sociedade de A a Z, mandou levar a mamãe até dentro do apartamento. Só nos "anos Régine's" isso poderia ter acontecido em pleno carnaval do Rio", diverte-se.

Outra estrela que não perdia um Circo era a cantora mangueirence Rosemary: "minhas fotos com Pelé, Xuxa no início da carreira, o pintor Alberi, recentemente falecido, deram a volta ao mundo. Era um luxo verdadeiro e autêntico pertencer ao universo de Régine's; você, depois encontrava a mesma turma no clube em Nova Iorque e Mônaco. E se eu disse "não" a Alain Delon, que conheci na casa de Roberto Marinho e depois de dois dias revi no Régine's, era porque ele estava com a esposa e eu respeitei isso", orgulha-se a sempre linda e loura Rosemary.

Já Tereza Sodré, vizinha na Collins Avenue, Miami nos anos 90 de Régine e então habitué dos clubs de Régine no mundo todo (era casada com o então ídolo do futebol Carlos Alberto, cujos aniversários eram lá... em NYC) lembra com riqueza de detalhes a fervidíssima época e os anos 70 e 80: "não dá para explicar hoje à moçada o que foi aquilo,uma festa mais boxixada que a outra, eu de Pierrô Sexy no Circo Mágico e se eu contar que a Olívia Newton John ficou minha amiga íntima " de bater na cara", que eu falei para ela que o Xanadu era o máximo, para não ligar para a crítica ruim da época, para casar com o Matt Latanzi, vão dizer que sou mentirosa, exagerada" , gargalha a simpática atriz, hoje multimídia que trabalha com cinema e produção. "Foi a Terezinha que me levou a primeira vez no Régine's de Nova Iorque" , comprova Rubens Ewald Filho, o maior colunista e comentarista de cinema do país.

Nas festas corria muita bebida, ("uma coisa impressionante, desmesurada", alfineta) o lança perfume era liberado, a paquera existia e era discreta para os dias de hoje. Depois do Circo os 400 escolhidos (Os tais grupos de base) já sabiam que seu nome estava reservado com Lauretta, a negra da Martinica, ou com a amável e elegante Madame Cartier, as hostess do Régine's e musas da noite carioca destes anos loucos.

O epílogo foi menos feérico: "quando tudo era na rua, o clima era autêntico e magnífico; todos sambavam, desfilavam e cantavam. Com a chegada do sambódromo o carnaval ficou muito formal, algo do encanto se quebrou para sempre. Eu mesma tinha que circular pelo sambódromo com crachá de jornalista" , sentencia Régine. Junte-se a isso os problemas com a inauguração do Régine's São Paulo (o mais caro - e bonito - de todos, em 1981) e o insucesso da reabertura do Régine's do Rio em 1984 ( o reinado da noite carioca já era de Ricardo Amaral e seu Hipoppotamus). Ela abandonou o Brasil nesta época, com mágoas imensas, principalmente no quesito relações com a imprensa. Mas sua lenda perdura viva até hoje para toda uma geração que aconteceu, dançou, comemorou, noivou, casou, aniversariou os Clubes Régine's do Rio, São Paulo e Bahia...Ou então enlouqueceu nas festas do Circo Fantástico.

Os anos se passaram, ela se ocupou do célebre Clube de Nova Iorque na Park Avenue aberto em 06 de maio de 1976 que era o mais rentável de todos (só fechou em 1990). Fez festas retumbantes em Mônaco, ainda reinou e lançou modas em Paris, filmou, fez shows de las Vegas ao l'Olympia, cantou novos sucessos. E tentou até reinaugurar o clube em Nova Iorque (Regie, um fracasso absoluto, segundo relatos de César Giobbi em sua coluna Persona, e as visitas de Hilde Makosud, Ada de Maurier e Adelina Silveira em 1999). Por dois anos foi dona do mítico restaurante Ledoyen. Mas perdeu quase tudo de sua fortuna pessoal com a compra da mega boate GLS Le Palace, que ficou 3 meses fechada numa confusa história policial. Não tive culpa de nada, fui uma grande vítima, jura Régine, que se exilou na Califórnia e Flórida nos últimos anos, sem larde, discretamente. Mas ela voltou a sorrir e cantar em Paris: esta semana seu empresário Olivier Gluzman (o mesmo de Jane Birkin) procura um patrocinador em terra brasileira porque Régine não agüenta mais de saudades e de tantos amigos que deixou por aqui abruptamente naquele fatídico carnaval de 1984, sem maiores explicações. Sim, La Régine voltou aos holofotes, escreveu suas memórias, mantém só o nome nos clubes Régine's de Paris e Miami, que não são seus, efetivamente. Mas nunca parou de cantar, lindas canções, desde os anos 60. A novidade é um comovente CD, Paname. Shows ao vivo e apresentações no Follie Bergère e no Maxim's de Pierre Cardin, foram suas últimas vitórias recentes, quando foi aclamada pela critica francesa como A última diva do music- hall.

Será Régine no futuro eterna como os diamantes?

Por Ovadia Z. Saadia Especial para Flash
Email:
ovadiasaadias@terra.com.br
(11)3826-5089/ 3825-9859


 comentários (0)
 Inclua seu comentário


 Indique essa matéria para um amigo
Seu nome
Seu email
Nome do amigo
Email do amigo

. Vera Martins
14/02/11 - 13:21
BIOGRAFIA DE OMAR FAYED
01/05/11 - 12:51
Adeus a Sylvia Kowarick
27/12/10 - 11:29
Adeus Jill Clayburgh
10/02/10 - 05:26
Morre Tony Curtis, aliás Bernard Schwartz
07/06/10 - 11:39
Xuxa e Steve Ross - 1987 - São Paulo
21/05/10 - 11:18
THE BEVERLY HILLS HOTEL - SUA PISCINA CHEIA DE HISTÓRIAS/ especial
05/11/10 - 10:02
Dramaturgia Brasileira - Salomé Parísio

Veja também:

17/01/2014 - Um pensamento por Dalida
14/03/2012 - Memória Ib: Domenico Modugn e Sergio Cardoso
23/07/2012 - Yves Saint Laurent, 1936
09/07/2012 - Shirley Bassey - Goldfinger (2011) - Aos 75 em grande gala em Londres
25/06/2012 - Momentos Flash-Back da Semana - 25/06/2012
02/05/2012 - PENHA MARIA, cantora paraibana - Desparecida desde 1972. Procura-se a diva da canção.
02/05/2012 - As histórias que contei aqui
12/04/2012 - MEMÓRIAS - Álbuns de saudades - Sublimes Memórias
08/03/2012 - Diretora do Theatro Pedro II, Zezé Najem morre aos 61 anos ...
05/03/2012 - Dalida, uma paixão mundial
20/02/2011 - Fotos da cantora Whitney Houston antes da morte, em sua última aparição
24/11/2011 - Retratos de Clodovil ganham exposição em São Paulo (A-F)
03/10/2011 - Liana Duval - Uma Senhora Atriz
30/09/2011 - Troféu Geórgia Gomide by Jaime Palhinha
30/09/2011 - Tributo a Marlene França: a França era da Bahia - Parte 2
30/09/2011 - Tributo a Marlene França: a França era da Bahia, do sertão baiano ao clã Matarazzo (1943 - 23 de setembro de 2011)
21/07/2011 - Encontros Notáveis...e históricos - (Flash Back Especial) & Citações & Poemas- Moda
26/01/2010 - Morre Geysa Celeste, a dama da canção / Flash Back - Especial POR JAIME PALHINHA
05/01/2011 - Adeus a Sylvia Kowarick
03/01/2011 - TRIBUTO a Roger Vadim / Dez anos de falecimento- cenas inéditas e preciosas do enterro de um pigmalião
03/01/2011 - TRIBUTO a Roger Vadim / Dez anos de falecimento- cenas inéditas e preciosas do enterro de um pigmalião
03/01/2011 - TRIBUTO a Roger Vadim / Dez anos de falecimento- cenas inéditas e preciosas do enterro de um pigmalião
27/12/2010 - Adeus Jill Clayburgh
30/11/2010 - Especial Vogue - Outubro 2010
06/07/2010 - Xuxa e Steve Ross - 1987 - São Paulo
21/05/2010 - THE BEVERLY HILLS HOTEL - SUA PISCINA CHEIA DE HISTÓRIAS/ especial
22/01/2010 - Cine Marrocos de 1950 ao ano 2010 - Parte 2
22/01/2010 - Cine Marrocos de 1950 ao ano 2010
12/01/2010 - Morre Eric Rohmer
08/01/2010 - O Tempo Passa
05/01/2010 - Adiós Sandro, el gitano argentino!
02/01/2010 - Especial 2010- Régine volta a brilhar em Paris
23/12/2009 - Leila Lopes: é triste dizer adeus.
02/12/2009 - O fim da Última Hora nas lembranças do jornalista Benicio Medeiros
29/07/2009 - Adeus ao amigo Sérgio Viotti, despedida teatral, elegância infinita
02/07/2009 - Flash Back Especial: Adeus Farrah Fawcett
24/04/2009 - Sylvia Kristel - Adeus, Emmanuelle
07/04/2009 - C&N MEMÓRIA - Ankito morre os 85 anos
18/03/2009 - Flash-Back: Festa de Terezinha Nigri em 1994
04/03/2009 - Abelardo Figueiredo: uma vida sob os holofotes, um triste adeus
20/01/2009 - Miss Paraná Grazi Massafera no Fantástico
07/01/2009 - Lolita Rodrigues conta sua história em livro da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial
07/01/2009 - Flash back - Dalida Especial
27/11/2008 - Catherine Deneuve - Biografias
01/08/2008 - 46 anos sem marilyn
07/07/2008 - DIAS FELIZES EM OUTROS JULHOS
27/06/2008 - Homenagem a Sylvinha Araújo, com emoção!
08/05/2008 - Sophia Loren, a maior atriz popular da Itália
08/05/2008 - Três histórias, três saudades....
09/08/2006 - Sweet Memories 2: do Livro de Memórias de Ovadia Saadia - memórias de uma cidade festeira
22/07/2006 - Sweet Mémories - do livro de memórias Rápido, antes que eu me esqueça
15/04/2006 - Quatro trechos inéditos & exclusivos do livro de Memórias de Ovadia Saadia
21/02/2006 - Dona Lilly e Roberto Marinho - Réveillon Rio de Janeiro 1983
21/02/2006 - Flash Back especial Carnaval Rio 1978 com Régine, Úrsula, Florinda, Tereza...
17/11/2005 - reabertura do Maxim's 1987 no Rio de Janeiro by Pierre Cardin
17/11/2005 - Vera Martins, Clara Faria, Ovadia e Maria Helena Kessuane, em Osasco - 2003
17/10/2005 - 10 anos de Gran Meliá WTC SP: Hall da fama das celebridades
25/09/2005 - Daniel Camargo, jornalista e historiador carioca lança livro pela Coleção Apaluso
16/08/2005 - Dias Fantásticos nos carnavais cariocas
07/04/2009 - C&N MEMÓRIA - Ankito morre os 85 anos
18/03/2009 - Flash-Back: Festa de Terezinha Nigri em 1994
24/02/2009 - Homenagem Ida Gomes, adeus a grande dama da TV brasileira
11/11/2008 - Adeus Dulce querida
27/10/2008 - Revival - Regine's Sampa 1983
27/10/2008 - Memória: Regine's Sampa, anos 80
22/09/2008 - Hugueney & Xuxa em 1980
16/04/2008 - Especial Charles Aznavour
15/03/2008 - Sarita Montiel 80 anos!
15/03/2008 - Adalgisa Colombo...Simplesmente eterna!
09/03/2008 - Julio Iglesias no Brasil
01/02/2008 - 26 anos sem Elis Regina
06/01/2008 - SÉRIE TRANSFORMAÇÕES - De nossos ídolos e celebridades
04/01/2008 - Adeus a Sarah Kus, a RP de SP, e Regina Sion.
01/01/2008 - ESPECIAL 2008: Série transformações
04/11/2007 - RETROSPECTIVA WANDERLÉA
26/10/2007 - CREPÚSCULO DOS DEUSES
11/10/2007 - ESPECIAL: AS 10 MAIS DIVAS
27/09/2007 - De volta aos anos 70
25/09/2007 - Edith Veiga, o eterno recomeço da cantora do Brasil
09/09/2007 - Adeus Pavarotti!
16/09/2007 - Irmão da Madonna em SP, 1996: Cris Ciccone
31/08/2007 - Geórgia Gomide, A morena-alemã das telas e do palco que o Brasil amou!
09/07/2007 - Uma noite para Bibi Ferreira
09/07/2007 - Ronald Golias / Sybille Rauch 1982 / Rubens Ewald, Ronnie Von, Hebe Camargo 1970
28/06/2007 - Sweet Mémories - Especial Parte VII, Cine Metro, Cine Magia
28/06/2007 - Seis anos sem Anthony Quinn: adeus em SP
26/06/2007 - Momento Saudade
20/06/2007 - As Filhas de Vênus
23/05/2007 - Divas Eróticas
21/05/2007 - Ibrahim Sued - Gallery, 1987
21/05/2007 - Wanderléa em seu niver - Gallery, 1995
21/05/2007 - Miéle - Gallery, 1988
07/05/2007 - Chão de estrelas
27/04/2007 - O histórico samba de Xuxa e Pelé em 1981 chez Régine's em SP
27/04/2007 - Hilton Times: glamour em SP
21/04/2007 - Tom Jobim - 1985
21/04/2007 - Vera Fischer com o saudoso RP do Brasil Guncho Maciel, em 1983
21/04/2007 - José Duarte de Aguiar e Ben Gazarra na Av. Paulista
21/04/2007 - 1986 - Amelita Baltar no Brasil
21/04/2007 - Nelson Sardelli nos 80's: show-man em Las Vegas
21/04/2007 - Cub Gallery 1990 - Consuelo Leandro, John Herbert e Claudia Librach
21/04/2007 - José Maria, então no poder, e Neusa Marin, Régine's SP 1982
21/04/2007 - TBC - Ivete Bonfá (1940- 1990)
21/04/2007 - Marlene Silva e Claudia Raia no Les Innocents
21/04/2007 - 1990, Vicky Safra e Chella Safra
21/04/2007 - 1982 - Fábio Testi e Ursula Andress, no Régine
21/04/2007 - Liza Minelli - Hipoppotamus, 1979
19/04/2007 - Sylvia Lagus, 1995
18/04/2007 - Homenagem a Nair Belo
09/04/2007 - Cariocas no Gallery em SP: ótimas noites em 1988
09/04/2007 - Linda Conde; noites decontraídas em 1981
05/04/2007 - Sarita Montiel no Hotel Brasilton em SP - 1980
29/03/2007 - Dulce Damasceno, John Travolta
28/03/2007 - 1990 - José Ermírio Moraes e Katucha Melão
22/03/2007 - Comunicadores: Edson Bolinha Cury
22/03/2007 - Comunicadores: Osmar Santos - Régine's 1981
22/03/2007 - Comunicadores: Flávio Cavalcante - Reveillon do Régine's em 1981
22/03/2007 - Comunicadores: Chacrinha - 1983
22/03/2007 - Comunicadores: Roberto Marinho
22/03/2007 - Comunicadores: Assis Chateaubriand
21/03/2007 - Humberto Gargiulo, fundador da TV Tupi
21/03/2007 - Assim era Dener, que hj só faria 71 anos...
21/03/2007 - Xuxa era assim, em 1987
21/03/2007 - Forever, Walter Hugo Khoury
17/03/2007 - John Travolta, Sheraton - RJ, 1981
28/02/2007 - News Flash-Back - Fev/2007
20/02/2007 - 1983: Marta Rocha e Sidney Magal , Liza Minelli no RJ, Beckenbauer e Terezinha Sodre
09/02/2007 - Vagas lembranças da diva maior: Joan em SP
04/01/2007 - Orlando & Dalida
04/01/2007 - Régine
04/01/2007 - Dalida (1935- 1997): fotos exclusivas da diva em São Paulo abril de 1983.
05/12/2006 - Sweet Memories IV ? Memórias de uma cidade festeira
31/10/2006 - Forever Dulce, a colunista do Brasil em Hollywood!
17/10/2006 - Morre na França a diva Coccinelle
31/08/2006 - Brigitte Bardot 1973, Saint Tropez, La Madrague
28/08/2006 - Romy Schneider Capa Playboy 1975
29/04/2006 - Flash de HEBE e Adriane Galisteu nos bastidores do SBT
29/04/2006 - São Paulo 1985, Cine Gemini: novo filme de james Bond
26/04/2006 - Joyce Kus e Pierre Cardin SP, 1984
26/04/2006 - Massaini, Cavalcante, Carlos Manga SP 1965
11/04/2006 - Quarteto da comunicação na Assembléia Legislativa de SP, em 1990
22/03/2006 - Revival II
20/03/2006 - Revival
22/02/2006 - Caio de Alcântra Machado
21/02/2006 - Bobby Short - 150 Night Club - Maksoud Plaza 1983
28/01/2006 - 24 anos sem Elis Regina, por José Saffioti
03/01/2006 - Alain Delon, elogios & correções, por Alfredo Sternheim
02/01/2006 - Especial Alain Delon
23/11/2005 - Sarita Montiel, durante evento no restaurante Vikings no Maksoud Plaza em SP
17/11/2005 - Ovadia Saadia com as ex "Miss Brasil", no Hotel Gran Meliá Mofarrej - SP - 2003
26/09/2005 - Homenagem a Sacha Distel (1935- 2005)
16/08/2005 - Apresentador Chacrinha no Régine's SP- 1984
01/08/2005 - Aquarius
06/09/2005 - FLASH BACK - 1995