Sao Paulo! HCor inaugura novo prédio com presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e do Dr. Adib Jatene
11/08/2009 - 23:23

Hospital do Coração inaugura novo edifício e  amplia serviços de cardiologia, ortopedia e gastroenterologia


Evento de inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão,  do diretor geral do HCor, prof. Dr. Adib Jatene, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e dos esportitas Rogério Ceni e Bosco do São Paulo e o ex-goleiro Zetti. Novo prédio conta com ampliação dos setores de arritmia e hemodinâmica, além do lançamento do Instituto do Joelho

 

O HCor - Hospital do Coração, um dos cinco hospitais de excelência de São Paulo segundo o Ministério da Saúde, dando continuidade ao seu plano de expansão inaugurou ontem, dia 10 de agosto,  seu novo edifício, localizado à avenida Bernardino de Campos, no Paraíso.


Com investimentos de R$ 25 milhões, o novo edifício, interligado ao prédio principal do HCor na rua Desembargador Guilherme e com acesso facilitado ao pronto-socorro, oferecerá o conceito “hospital dia”, com 31 apartamentos, para que os pacientes tenham todo conforto e possam receber alta após a realização de determinados exames e procedimentos e um breve período em observação. O prédio, que tem 5,2 mil metros quadrados, abrigará também os serviços arritmias, hemodinâmica, ortopedia e gastroenterologia.


A estrutura do novo edifício foi planejada sob os preceitos de responsabilidade ambiental, utilizando recursos naturais para o funcionamento de áreas específicas do prédio. As janelas possuem vidros duplos, que evitam o aquecimento do ambiente e geram uma economia expressiva de energia. Há também um sistema de aproveitamento da água da chuva, que é armazenada e posteriormente aproveitada em áreas que não necessitam de água potável como, por exemplo, as válvulas de descarga.


“O perfeito aproveitamento dos recursos naturais no interior do prédio contribuem com a preservação do meio ambiente, pois representam uma economia de cerca de 15% de água”, explica Jorge André Bacha Santos, superintendente de operações do HCor.


O plano de expansão do HCor foi iniciado há dois anos. Na ocasião, a instituição adquiriu e reformou um prédio de 5,9 mil metros quadrados, localizado ao lado do Hospital, na rua Abilio Soares, onde estão as áreas administrativas e cerca de 50 consultórios, além do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP- HCor). Um outro edifício, com 13 andares e 13 mil metros quadrados, em frente ao atual complexo hospitalar, na rua Desembargador Eliseu Guilherme, está em fase de construção e tem inauguração prevista para o final do ano de 2011.


Hoje, a estrutura do Hospital do Coração conta com 44 mil metros quadrados de área construída, com um total de 214 leitos, 10 salas de cirurgia para procedimentos de alta complexidade, pronto-socorro interligado com heliponto, centro cirúrgico, unidade coronária, laboratórios, centros de hemodinâmica, estrutura para eventos científicos e toda infra-estrutura de ponta para atender os pacientes e seus familiares.

 






 

Instituto do Joelho


Credenciado pela ISAKOS – Sociedade Mundial de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Traumatologia do Esporte, o Centro de Ortopedia e Medicina Esportiva do HCor tornou-se referência na especialidade. Com mais de 150 cirurgias realizadas e uma média de 600 atendimentos por mês, o setor conta com pronto-socorro ortopédico 24 horas e uma renomada equipe multidisciplinar para atender problemas crônicos e agudos nas mais diversas lesões em atletas (profissionais e amadores) e não atletas.


O serviço de ortopedia conta agora com uma grande novidade. Trata-se do lançamento do “Instituto do Joelho”, um setor para atendimento especializado de doenças e lesões traumáticas do joelho, aliado a mais alta tecnologia para diagnósticos. O Instituto tem o objetivo de aperfeiçoar e atualizar técnicas cirúrgicas e de reabilitação (fisioterapia) e também oferece atendimento especializado a esportistas de todos as modalidades.


Utilizando os mais altos padrões de tecnologia para o tratamento das lesões do joelho, o Instituto disponibilizará os modernos KT2000™ – artrômetro inédito no Brasil que tem a finalidade de medir o grau das lesões ligamentares, e o SportsMetric™, exclusivo do HCor na Amércia do Sul,  para prevenção de lesões e avaliação de retorno ao esporte, além de outros importantes equipamentos.

O setor de ortopedia terá uma sala em homenagem ao Dr. Frank Noyes, renomado cirurgião que tem mais de 150 trabalhos científicos publicados em cirurgia do joelho e é diretor da Cincinnati SportsMedicine and Orthopedic Center, em Ohio, nos Estados Unidos.

 





Arritmias Cardíacas


O HCor vem desempenhando um importante papel na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias  para o tratamento das arritmias cardíacas, uma das principais causas de mortalidade no País. O distúrbio, que altera o ritmo dos batimentos cardíacos, causa mais de 250 mil óbitos por ano em nosso país, superando as vítimas de aids, câncer de mama e de pulmão.


Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o HCor atende mais de 1,5 mil pacientes por mês para investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas. Um dos diferenciais do Serviço de Arritmias HCor é o Web-Looper, equipamento portátil que grava o ritmo cardíaco e envia o eletrocardiograma, em tempo real, via Internet, diretamente para o médico, permitindo um diagnóstico imediato a prevenção e o tratamento das arritmias.


Outro grande avanço no auxílio aos pacientes que sofrem deste distúrbio é o ressincronizador cardíaco, que são marcapassos especiais para tratamento da insuficiência cardíaca. Estes pequenos geradores implantáveis promovem a estimulação do coração em vários pontos, sincronizando as paredes cardíacas.


Além das novas dependências, do Serviço de Telemedicina e do laboratório de eletrofisiologia e marcapassos de última geração para atendimento de todas as arritmias nos adultos, o setor passa a contar agora com o "Serviço de Arritmia Pediátrica", que coloca à disposição das crianças de qualquer idade os exames e tratamentos mais avançados, inclusive no período intra-uterino. Dependendo do tipo de arritmia da criança, é definido o tratamento mais adequado, que pode ser desde a prescrição de medicamentos nos casos mais simples até a realização de procedimentos minimamente invasivos como microcauterização dos focos de arritmias (ablação) e até mesmo a colocação de pequenos marcapassos ou desfibriladores.

 







Hemodinâmica


O centro de cardiologia intervencionista do HCor dispõe de  uma equipe médica altamente qualificada que realiza procedimentos para o tratamento de afecções cardíacas, com alto grau de resolutividade e máximo conforto. Conta com três modernos laboratórios com recursos tecnológicos para a realização de exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos mais precisos. Um dos destaques é o equipamento inovador para procedimentos de angioplastia, o Artis Zee, que conta com um software especial para reconstrução tridimensional de vasos e emite uma das menores doses de radiação, o que beneficia diretamente pacientes, médicos e equipe.


O HCor é considerado referência em hemodinâmica e cardiologia intervencionista e seu método de implante de stents com medicamentos, aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), repercutiu pelo mundo, já que os especialistas do HCor foram reconhecidos pelo trabalho pioneiro com stents recobertos com medicamentos, um marco na história da cardiologia. A unidade realiza exames diagnósticos como cinecoronariografia, ultrassom intracoronariano e angiografia periférica, assim como intervenções endovasculares, valvoplastia, correção de malformações cardíacas congênitas e ablação por radiofreqüência das arritmias.

 


Gastroenterologia


Dispõe de um andar exclusivo para a realização de exames de  endoscopia, além de sala para exames de manometria e phmetria do esôfago. Com o aumento da área, há uma perspectiva de crescimento de cerca de 40 a 50% do movimento atual, que é de cerca de 400 exames/mês. 


O HCor está adquirindo novos instrumentos para endoscopia além de uma outra máquina para a limpeza e desinfecção dos instrumentos.
Com a ampliação do serviço, a instituição oferecerá programas de aprimoramento na área de Endoscopia Digestiva, para profissionais médicos que desejam uma complementação na sua formação ou especialização.


Os procedimentos realizados nesta nova área serão: endoscopia digestiva alta, colonoscopia, broncoscopia (diagnósticas e terapêuticas), fisiologia motora do esôfago (pHmetria e manometria) e cápsula endoscópica.

 

 

Centro de Medicina do Sono


Os distúrbios do sono têm ocupado um papel de crescente importância na sociedade moderna e seu manejo correto exige instalações adequadas e profissionais especializados. Para tratar essa especialidade, o HCor desenvolveu um moderno Centro de Medicina do Sono, que integra sofisticados métodos diagnósticos, com destaque para a polissonografia e as mais avançadas técnicas terapêuticas.


Sua equipe multidisciplinar, que inclui pneumologistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, endocrinologistas, preparadores físicos e dentistas, alia competência e atenção ao paciente, procurando oferecer a melhor solução para portadores deste distúrbio.